Air Canada vai retomar operações neste domingo após determinação do governo canadense; greve afetou voos no Brasil
17/08/2025
(Foto: Reprodução) A Air Canada deve retomar as operações neste domingo (17) após uma determinação do Ministério do Trabalho canadense. Neste sábado (15), companhia aérea suspendeu todas as suas operações depois que mais de 10 mil comissários de bordo entraram em greve.
Segundo a agência de notícias Reuters, a previsão é de que os voos sejam retomados a partir das 21h, no horário de Brasília.
No sábado, o governo do Canadá anunciou medidas para encerrar a greve dos comissários de bordo da Air Canada, alegando que era preciso agir de forma imediata para evitar prejuízos econômicos de longo prazo.
A ministra do Trabalho, Patty Hajdu, informou que pediu ao Conselho Canadense de Relações Industriais a imposição de uma arbitragem obrigatória entre as partes, determinando o fim imediato da greve.
“Exerci minhas autoridades sob a Seção 107 do Código Trabalhista Canadense para direcionar o Conselho Canadense de Relações Industriais a ordenar que as partes retomem e continuem suas operações e deveres, a fim de garantir a paz trabalhista e proteger os interesses do Canadá, dos canadenses e da economia”, afirmou.
A suspensão atingiu rotas com passagem pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que têm como destino ou origem as cidades de Toronto, Montreal e Buenos Aires.
🛫 Segundo uma consulta ao painel de voos do aeroporto na manhã deste sábado, três partidas (para Buenos Aires, Toronto e Montreal) e duas chegadas (de Toronto e Buenos Aires) foram canceladas.
🛬 O aeroporto de Guarulhos orienta que os passageiros procurem a companhia para mais informações.
O g1 entrou em contato com a Air Canada para saber se mais voos no Brasil foram afetados, mas ainda não obteve resposta.
No mundo todo, segundo a companhia, mais de 700 voos foram suspensos.
Passageiros aguardam atendimento em balcão da Air Canada no Aeroporto Internacional em Québec na sexta-feira (15)
Christinne Muschi/The Canadian Press via AP
Em nota, a Air Canada lamentou os transtornos causados pelo cancelamento e orientou que os clientes afetados não se dirijam aos aeroportos.
"A companhia notificará os clientes com viagens previstas em breve sobre voos adicionais que venham a ser cancelados e as respectivas opções disponíveis. Para os clientes com voos próximos ainda não cancelados, a Air Canada implementou uma política de cortesia que permite remarcar a viagem ou obter crédito para uso futuro", diz a nota.
Segundo o porta-voz do Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE), Hugh Pouliot, a greve começou após falta de acordo entre os funcionários e a companhia por reajuste salarial.
Os comissários iniciaram a paralisação por volta da 1h da manhã (5h no horário de Brasília) neste sábado. A paralisação total deve impactar cerca de 130 mil pessoas por dia, incluindo 25 mil canadenses que podem ficar retidos no exterior. A Air Canada opera cerca de 700 voos pelo mundo diariamente.
A Air Canada e o Sindicato Canadense dos Empregados Públicos estão em negociações contratuais há cerca de oito meses. Ambos os lados reconhecem que seguem distantes de um acordo referente à questão salarial e ao trabalho não remunerado dos comissários quando os aviões não estão em voo.
O sindicato recusou na sexta-feira (15) o pedido da companhia para levar o caso para intermediação do governo, uma medida que eliminaria o direito de greve e transferiria a decisão sobre os termos do acordo a um mediador independente.
A proposta mais recente da companhia incluía aumento de 38% na remuneração total — incluindo benefícios e aposentadoria — ao longo de quatro anos, o que, segundo a empresa, “tornaria nossos comissários os mais bem remunerados do Canadá”.
O sindicato, no entanto, rejeitou a proposta, alegando que o reajuste de 8% no primeiro ano não seria suficiente diante da inflação.
Painel de voos cancelados e atrasados da Air Canada no Aeroporto Internacional de Québec
Christinne Muschi/The Canadian Press via AP
O que acontece quando há atraso ou cancelamento de voo?
Assim que a companhia aérea tiver conhecimento de que haverá o atraso ou cancelamento de voos, deve notificar imediatamente o consumidor.
Devem, ainda, partir da própria empresa as seguintes medidas:
Manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
Oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material (veja mais abaixo);
Oferecer reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a 4 horas ou cancelamento.
Tire todas as suas dúvidas aqui.
Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro