Mais de 8 mil eleitores têm até segunda-feira para regularizar o título em Itapetininga e Tatuí
14/05/2025
(Foto: Reprodução) Moradores podem perder o título de eleitor se não regularizarem o documento até segunda-feira (19). Em Itapetininga (SP), são 4.280 pessoas pendentes, enquanto em Tatuí (SP) são 3.986 eleitores. Votação em uma das seções na Escola Peixoto Gomide, em Itapetininga (SP)
Jorge Talmon/TV TEM
Mais de 8 mil eleitores estão com o título irregular em Itapetininga (SP) e Tatuí (SP). Ao todo, 8.266 pessoas têm até segunda-feira (19) para regularizar o documento com a Justiça Eleitoral nas duas cidades.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 56% dos eleitores faltosos nos últimos três pleitos identificados em Itapetininga têm entre 21 e 34 anos, sendo 2.402 pessoas. Ao todo, 4.280 moradores ainda precisam regularizar o título no município, enquanto o eleitorado apto é de 113.640.
Já em Tatuí, o público da mesma faixa etária, entre 21 e 34 anos, representa 55% dos moradores que ainda precisam regularizar a situação, sendo 2.193. O público total é de 3.986. Já o eleitorado apto é de 89.232.
Dos números totais, nas duas cidades, os homens representam mais de 50% dos eleitores que precisam regularizar o documento, sendo 2.363 em Itapetininga e 2.077 em Tatuí.
Votação na Escola Estadual 'Brigadeiro Tobias', em Sorocaba (SP)
Vinicius Lara/Arquivo pessoal
Prazo está acabando
Os eleitores que não quiserem ter o título cancelado automaticamente têm até segunda-feira para regularizar a situação e devem pagar as multas, no valor de R$ 3,51 por turno, sendo R$ 10,53 o valor total. É possível fazer o procedimento por meio do autoatendimento, aplicativo ou via PIX.
O atendimento ao público nos cartórios é feito de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. É necessário fazer agendamento prévio pelo site do tribunal antes de ir ao cartório. A eleitora ou o eleitor que comparecer a uma das unidades deverá apresentar, obrigatoriamente, um documento oficial com foto.
O título cancelado ou irregular impede o eleitor de atualizar o CPF, emitir passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino e tomar posse em cargo público, entre outros fatores.
Caso o eleitor esteja com pendência, mas já tenha justificado voto ou pagado a multa, o TRE orienta que a pessoa vá ao cartório eleitoral, levando os comprovantes de votação ou justificativa do pagamento da multa e documento oficial com foto para fazer a baixa no sistema.
Eleitores formavam fila pouco antes da abertura do portão da Escola Estadual 'Professor Sebastião Vilaça', em Itapetininga (SP)
Jéssica Taboas/TV TEM
Eleitor com deficiência
Se o eleitor tiver alguma deficiência que o impossibilite de cumprir suas obrigações eleitorais e o seu título constar entre os pendentes, é possível requerer a isenção da sanção por ausência às urnas.
É necessário apresentar autodeclaração da deficiência e documentação comprobatória para análise da autoridade judiciária competente.
Falecidos
Parentes ou representantes de partidos políticos podem solicitar o cancelamento da inscrição eleitoral apresentando a certidão de óbito do eleitor. Além disso, o documento pode ser encaminhado pelo cartório de registro civil.
Como saber o número do título de eleitor
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM